Thiago Albuquerque

Thiago Albuquerque

Copyright e Social Media

Como Fazer Marketing Digital

Atualmente muito se fala em Marketing Digital isso, Marketing Digital aquilo, mas afinal o que é esse bendito Marketing Digital? 

Observando a realidade de muitas empresas, vemos a dificuldade de implementar um processo de Marketing que realmente converta e não seja apenas “publicações bonitinhas em redes sociais”.

Devemos encarar isso de uma maneira mais profissional, afim de ter resultados Reais e Escaláveis para o seu negócio. Com isso a internet trouxe inúmeras maneiras de te auxiliar, porém isso deve seguir um processo padrão, para ter dados e embasar melhor as decisões futuras para o seu Marketing.

Focados nisso, trouxemos alguns pontos que acreditamos ser importantes para que os seus esforços sejam considerados Marketing Digital de alguma forma.

 

Vamos lá?

Vamos explicar de uma maneira simples como funciona e seus benefícios. 

No começo da internet existiam poucos canais de interação do cliente com a empresa. Era tudo muito simples e antiquado. Abordando muito das vezes estratégias do Marketing Tradicional, sem qualquer adaptação para o novo Comportamento de Consumo que estava surgindo.

Com o passar dos anos a internet evoluiu e por volta dos anos 2000 o Marketing Digital começa a ser mais presente. O número crescente de usuários e empresas na web fez com que as empresas investissem cada vez mais em conteúdos de alta qualidade e personalizados para atrair cada vez mais pessoas.

Destacar-se da concorrência, é extremamente necessário para que uma empresa suba no ranking de qualidade, ou seja, tenha sucesso nas suas ações, seja vender ou ser conhecida.

Como sei se estou fazendo Marketing Digital?

Para Kotler, Marketing Digital é a atualização do Marketing que compreende a realidade do consumidor conectado, que é aquele que leva em consideração, na sua decisão de compra, informações disponíveis na internet sobre empresas e produtos.

As empresas utilizam de diversas ferramentas para interagir com esse consumidor, afim de levar ele até ao objetivo desejado. Objetivos como, reconhecimento de marca, aumento de vendas, aumento de autoridade, dentre outros.

Essas ferramentas aproximam com maior eficiência os consumidores de interesse das marcas, mas é necessário saber se comunicar da forma correta. Estudar o mercado é algo fundamental para tornar essa comunicação cada vez mais eficiente, pessoal e assertiva.

O primeiro passo é saber quem é seu Público Alvo (Target).  Alguns pontos que devem ser observados são:

  • Quem são essas pessoas
  • Suas rotinas
  • Seus objetivos
  • Suas necessidades
  • Estilo de vida
  • Como falam (linguagem adequada),
  • Faixa etária
  • Onde elas buscam informação e como
  • Conteúdos que consomem e etc.

Após a definição correta desse público, outro fator importantíssimo é a Persona. Ela é o possível cliente da empresa, e esse cliente ideal é encontrado através de uma pesquisa minuciosa, afim de ter uma visão mais próxima do Cliente Real.

Manter a concorrência sempre em vista é fundamental, essa análise descobre o que eles estão fazendo, ver quais estratégias se destacam mais no mercado e como estão fazendo isso. Sendo papel do marketing esse monitoramento.

A internet trouxe muitas formas de manter a concorrência sempre no radar, pois esse monitoramento precisa ser constante. Depois de saber quem é sua Persona, sua concorrência é a hora de descobrir quais canais são relevantes para o seu negócio.

Saber diferenciar se o seu produto se enquadra em uma Necessidade ou em Demanda, vai ajudar bastante na hora de escolher os canais de divulgação e venda. Sendo que redes sociais tem um objetivo e redes de pesquisa, tem outro totalmente diferente.

Por fim, para que você saiba se está indo bem, vem uma das grandes diferenças revolucionárias do Marketing Digital que é a mensuração dos resultados. Ter os indicadores corretos sempre em observação é fator chave para o sucesso das suas estratégias de Marketing. Sendo que esse acompanhamento pode ser feito em tempo real.

Outra grande diferença para os modelos convencionais é o feedback dos consumidores também em tempo real, isso é muito importante pois abre um canal direto com o consumidor. Podendo manter um relacionamento mais personalizado, sendo considerado um diferencial em muitas empresas.

Preciso mesmo de Marketing Digital?

Se seu objetivo é;

  • Vender mais pela internet
  • Ser reconhecido como marca
  • Ter autoridade no seu nicho
  • Sim, você precisa de Marketing Digital
 
Esses pontos são a alma do Marketing Digital, vender, vender mais, vender com qualidade, ser reconhecido e visto pelas pessoas que estão atrás de produtos e serviços.
 
Dentro do Marketing Digital que se encontra as maneiras certas e comprovadas que isso vai acontecer, e se você como empresa não aderir ao Marketing saiba que você está ficando para trás e perdendo dinheiro.
 
Como diria o ditado “não tem para onde correr”. Nessa era digital as empresas que não aderirem às novas tecnologias que o Marketing Digital traz, tendem a ficar para trás ou até mesmo falir, fechar suas portas, e você certamente não quer isso. Não é mesmo?
 
NÃO fiquei para trás, seja a diferença no mercado, engaje, venda e ensine as pessoas. Essa é a função do Marketing Digital, e marketing que não faz isso não é marketing.
 
Se faz sentido para você, fale conosco, descubra o verdadeiro potencial da sua marca. 
 
Essa é sua hora de vender mais pela internet.